sábado, 9 de maio de 2009

Mad Cultural Terrorists, here´s The Telescopes

Primeiro, antes de qualquer coisa, eu preciso e devo dizer que tudo que posso escrever é unilateral e interpessoal, porque aqui, seguramente vou falar de uma das bandas que mais admiro e ouvi em toda minha vida, então o egocentrismo, a megalomania e tudo relacionado ao enaltecimento (se é que isso existe) é propriamente coisa de fã, e quando fã tira para falar/escrever algo sobre suas obras primas é melhor, ou viajar junto ou cair fora, tendo isto posto, é hora de se aprontar para experiências que vão desde a mais tenra audição e experimentação até o mais agressivo e enaltecido urro de desconforto contra tudo e todos, não necessariamente nesse ordem.

Não vou colocar aqui nenhum dos EP´s ou os albuns oficiais dos `Scopes, mas sim um momento mais cru e sangrento ainda...lembro que no inicio dos 90´s além dos singles, ep´s e albuns propriamente ditos todos eram fissurados por bootlegs, é, a pirataria comia solta, como internet e mp3 basicamente não existiam, era absurdamente dificil conseguir ouvir o single novo ou descolar algo sem que fosse ou através das carissimas encomendas, via lojas especializadas ou descolar com algum camarada, eu particularmente gastava toda mina grana nos singles, eps, albuns e tudo relacionado as bandas que estavam despontando naquela epoca, então se estamos falando de inicio dos 90´s os eps, singles e albuns de toda classic era shoegazer tem seu lugarzinho cativo aqui na coleção....mais fortemente eu tive esse caso de amor com o Telescopes desde que ouvi a primeira música de um EP intitulado To Kill a Slow Girl Walking, riff noise grudento, vocal gritado uma banda que fugia um pouco do estigma dos shoegazer mas que caminhava lado a lado, pois na epoca fazia parte do cast da Creation também, mas isso é historia para depois, o fato é que o lado sujo, de garagem e da propria violência sangrenta das guitarras da forma como Stephen Lawrie urrava os versos das musicas me fazia estremecer, as guitarras me rasgavam de cima embaixo de tal forma que me rendi a dissonância sônica da banda, e isto esta totalmente evidenciando neste clássico Bootleg com o singelo titulo Trademark of Quality.

O reportório basicamente é centrado no clássico Taste de 1989 e alguns presente como 7th Disaster, desde a abertura já arregaçando os timpanos com There´s no Floor e desfilando a pancadaria noise com Sadness Pale, Violence, Antecipating Nowhere e lá no meio temos um dos grandes clássicos do underground de todos os tempos The Perfect Needle, uma das canções mais perfeitas da história (vejam lá hein, olha o que escrevi no começo, rssss) toda vez que escuto é impossivel eu não gritar intimamente junto com Stephen e Joana - Hurts too much to be where you are, I´ve got the perfect needle for yoooooooy, for yoooooou...

E vai indo assim, desespero, medo, dor, e barulho, muito barulho, até o final mais do que apoteótico com a impressionante e desesperadora Please before you go, remember me, seguida de Suicide, uma despedida absurdamente forte, de impressionar os fofinhos dos indiepops por ai, é por essas e outras que a banda é tida como cruel, from hell, e bla bla bla, que o Taste é um album ruim, parece metal, e mais bla bla bla bla, mesmo depois das mudanças durante a trajetória flertando com a mais pura psicodelia (alias fenomenal fase, vide Celeste e Everso) passando pelas experimentações da cabeça do doidão Lawrie, o fato é que o estrago já estava feito, J&MC, Suicide, VU, NEU!, Can são as bases de um som sombrio, violento e assustadoramente perfeito!! Para quem tem demônios internos....e não pretende solta-los assim tão lentamente....

I'm on top of a mountain with you
I'm an elevator
I'm a seahorse for you now
Hey hey hey
Before you go, remember me

Creature of my so called cherish
my desire
Exorcist before me, turns away
Before you go, remember me

Forget your tears
forget you mind
Forget the dress you wore,
hey hey
Forget yourself
But remember me

I'm nothing more than less could be
You're on below me
closed as the eye can see
Before you go, remember me

- Please before you go, remember me...(Taste 1989)

The Telescopes - Trademark of Quality - http://www.mediafire.com/?azzinbwllmo