segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Silver Rocket with Laundromaths - An Interview




Momento brasileiro agora no TBTCI.

Diretamente de Curitiba vem o trio sônico Laundromaths, e junto com os caras o epzinho de estreia I Just Wanna Say We Always Do This At Home, quatro canções curtas, grossas barulhentas e que cheiram os 90´s.

Guitar bands meu chapa. SY, Pavement, Sebadoh, e muito barulho a serviço dos bons sons.

E digo mais, em janeiro vem coisa nova do Laundromaths que deixar os puristas de queixo caído, quem viver vera.

***** Interview with Laundromaths *****


Q. Quanto tudo começou? Por que Laundromaths, qual a origem do nome?
Bom, tudo começou quando ainda estávamos no ensino médio como uma coisa mais de banda imaginária, ninguém nem sabia tocar direito nenhum instrumento, com o passar do tempo a coisa foi ficando mais real conforme fomos conhecendo bandas e ideias DIY de gravação caseira e fomos fazendo nossos próprios sons, organizando shows no quintal da casa de amigos e onde mais desse pra tocar.

A origem do nome eu nem sei mais dizer, acho que eu vi numa apostila do curso de inglês que eu fazia e achei que soava bem e levei pro outros da banda e todo mundo curtiu. Era pra ser Laundromats, mas dai vimos que já existia um projeto com esse nome e acrescentamos o H. Depois disso a gente percebeu que poderia ser também uma referência a lavanderia de casa onde rolaram nossos primeiros shows.

Q. Quais as influências da banda?
As influências da banda são bem diversas, vou citar algumas bandas que são quase comuns entre todos e algumas mais minhas: Weezer, Joy Division, Legião Urbana, The Cure, Smiths, Sonic Youth, Beat Happening, Teenage Fanclub, Guided By Voices, Galaxie 500, Lê Almeida, Pavement, Superguidis, Ludovic, Arctic Monkeys, Top Surprise, Pelvs, Cigarretes, Lupe de Lupe, e um monte de outras. Além de toda nossa vivência numa cidade pequena do interior, sonhos, amizades e relacionamentos.

Q. E sobre a atual cena parece que estão nascendo bandas em tudo que é esquina, quais bandas da nova geração vcs recomendam?
A gente recomenda a No Crowd Surfing daqui do interior do Paraná, ótima pedida para fãs do Yuck, a Errorama daqui também, que faz um som com influências de Radiohead e National. Gostamos muito também do Sonora Coisa, Lindberg Hotel, 151515, Luvbugs e todo cast da Transfusão Noise Records, Kid Foguete, Quase Coadjuvante, Parte Cinza e todo cast da Bichano Records, Baztian, as bandas da Pug Records, E a Terra nunca me pareceu tão distante e mais um monte mesmo. Pra gente a cena atual é muito boa.

Q. Por que tem tanta banda bacana e mesmo assim tem pouca gente nos shows, poucos picos pra tocar, qual a opinião de vocês sobre o assunto?
Existem vários pontos que influenciam essa situação, mas na nossa opinião o principal ponto é que hoje as pessoas dão valor nas coisas erradas. Música virou só mais um produto de entretenimento, plano de fundo para as pessoas conversarem no bar. Ficou desinteressante conhecer uma banda nova e dessa forma, como os bares não tem retorno, não investem em estrutura ou abrem pra bandas de som autoral.

Esse é o lado ruim, mas mesmo nesse contexto tem muita gente ainda interessada em descobrir sons novos, espaços que trabalham numa linha diferente da comercial, bandas e organizadores DIY sérios, blogs e sites que promovem a cena independente. Tudo isso vai contribuindo pra mudar esse cenário.


Q. Como foi o processo de gravação do Ep!?
O processo de gravação do EP foi todo feito pelos integrantes da banda entre Maio e Agosto desse ano. Gravamos todas as faixas com nosso próprio equipamento e em casa mesmo. Foi um pouco dífícil, pois nenhum de nós tinha muito conhecimento sobre técnicas de gravação ou qualquer coisa do tipo. No começo foi uma coisa bem empírica mesmo, depois fomos pegando dicas com amigos que já produziram coisas nesses moldes e aprimorando até chegar ao resultado final.

Q. Com quais bandas gringas da atualidade vocês gostariam de tocar?
Pô, seria legal tocar com o Yuck, The Pains of Being Pure At Heart, Paws, Ringo Deathstar, Nai Harvest, Swearin, Cloud Nothings. E seria mais do que legal tocar com o Superchunk, Stephen Malkmus, Wedding Present, Yo La Tengo...

Q. Quais os 5 melhores álbuns da história para vocês?
Díficil essa, vou listar os primeiros que vierem a mente:

Weezer, Pinkerton
Teenage Fanclub, Thirteen
Pavement, Crooked Rain Crooked Rain
Sonic Youth, Daydream Nation
Joy Division, Unknown Pleasures

Q. Quais os planos pro futuro, o que esperar do Laundromaths?
Os planos são tocar onde der pra tocar, quem sabe gravar um clipe pra fechar a divulgação do nosso primeiro EP e gravar mais um EP ou Split pro primeiro semestre do ano que vem.

Q. Alguma coisa a mais para nos contar?
O nosso primeiro EP saiu em CD-R pela Bichano Records e quem se interessar em ter o registro físico pode entrar em contato com eles ou com a gente nas redes sociais ou nos shows por ai.
*
*
*
Obrigado

https://www.facebook.com/Laundromath
https://soundcloud.com/laundromaths/sets/i-just-wanna-say-we-always-do